CENTRO VIRTUAL DE FORMAÇÃO EM MISSÕES /2012
Feira de Santana-BA
Feira de Santana-BA
CURSO DE FORMAÇÃO EM MISSIOLOGIA
1. CONCEPÇÃO DO CURSO
O Curso de Missiologia, é um curso livre, confessional, mantido pelo CEMAC. Prevê o obreiro capacitado para assumir o espaço aberto para o saber, e o compromisso sócio-religioso com a formação desse profissional, que tenha na noção desse saber, seu ponto de partida na contribuição para a evangelização do Brasil e do mundo e na pesquisa das Ciências da Religião como forma de compreender a construção do fenômeno humano, e seu princípio fundamental sobre as questões essenciais que se colocam ao homem no mundo contemporâneo. É a partir dessa premissa que o CEMAC, por meio do CENTRO VIRTUAL DE FORMAÇÃO EM MISSÕES propõe a criação do Curso de Teologia de Missões ou Missiologia.
A concepção científica do Curso em destaque possibilita a formação do obreiro em Missiologia capacitado para a diversidade de culturas e tradições religiosas, que pressupõe estabelecer relações vivas, entre a teologia e a atitude missiológica como explicitadoras do fenômeno religioso, e, entender esse saber científico como processualidade, incentividade e criação humana.
Construído de conformidade com a maioria dos Curriculos Nacionais, nas diferentes escolas de missiologia do país. O Curso de Missiologia realizar-se-á pela compreensão do eixo evangelizador e pelo processo formativo do estudante que se desdobrará na produção de um novo fazer missiológico.
Alinha-se, a concepção do Curso de Missiologia, na relação com os saberes afins e na possibilidade concreta da participação do estudante em Seminários, Oficinas, Leituras.
A organização curricular proposta, trata de adotar uma invocação na vida estudantil em superar a dicotomia TEORIA / PRÁTICA como forma de buscar no estudante de Missiologia uma estreita e estrutural relação: PESQUISA E AÇÃO.
O curso consiste no seguinte:
a - Estreitamento do binômio: TEORIA/PRÁTICA, na formação missiológica em causa.
b - DesenvolvImento de atividades práticas e pesquisas, sob a adequação do Estágio Supervisionado ao longo do Curso,
c - Ênfase em diferentes campos do conhecimento teológico
d - Adoção de metodologias e tecnologias facilitadoras da aprendizagem das disciplinas.
e - Flexibilização curricular a qual orientará todo o desenvolvimento do curso, no que couber, não apenas, introduzindo eixos temáticos optativos, mas também adotando uma alternativa de Seminários e Oficinas sobre temas específicos a serem aprofundados em observância às preferências manifestadas pelos discentes.
f - Interdisciplinaridade — O curso terá o seu fluxo orientado por eixos temáticos interdisciplinares em 04 semestres. O curso compreende 24 meses e a sua composição será de 12 eixos temáticos e 04 módulos ou semestres.
2. FINALIDADES
O curso tem por objetivo levar o estudante em Missiologia a entender o espaço virtual de formação como lugar de saber (conhecimento), lugar de saber fazer (habilidade) e lugar de ser (ética). Deve apropriar-se da sistematização das experiências culturais e de tradições religiosas para:
a) Proporcionar o conhecimento dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas do contexto do campo missionário,
b) Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais ;
c) Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdade de fé nas tradições religiosas ;
d) Refletir o sentido da atitude moral como conseqüência do fenômeno religioso, e como expressão da consciência, que se percebe na resposta pessoal e comunitária do ser humano ;
e) Possibilitar esclarecimentos sobre o direito de construir estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável ;
f) Discutir as questões fundamentais que se colocam ao homem no mundo contemporâneo ;
g) Compreender a construção do fenômeno humano, a partir da contribuição da Teologia e da Ciência.
O curso propõe uma prática missiológica isenta de aculturação e etnocentrismo de modo a assegurar o respeito à diversidade cultural, bem como o uso de sensibilidade, discernimento e equilíbrio nas relações com o fenômeno religioso e suas diferentes manifestações.
É ainda finalidade geral do Curso atender à demanda do componente curricular, priorizando o ensino e a pesquisa na área das ciências humanas e religiosas de cunho universal, ensejando um exercício missionário competente, qualitativo, contextualizado.
A adequação e formação do obreiro serão determinadas de forma a oferecer uma formação generalista na condução de uma prática aberta ao diálogo e compromisso ético, respeitando e acolhendo o diferente como base para atuação missiológica sem prejuízo para a compreensão da evangelização. Oferecerá aos alunos um referencial ético-religioso para que possam confrontar com suas vigências, costumes, culturas e modelos sociais, tornando-o capaz de interagir produtivamente com outros profissionais de diferentes áreas. Proverá uma leitura do conjunto das normas e informações das inúmeras religiões, para que o obreiro seja capaz de valorizar mais a liberdade, a justiça e a solidariedade, a fim de que essas qualidades possam ser refletidas na relação interpessoal e sócio-educacional com o evangelizado.
3. OBJETIVOS
a) Proporcionar o conhecimento dos elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas do contexto do campo missionário,
b) Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais ;
c) Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdade de fé nas tradições religiosas ;
d) Refletir o sentido da atitude moral como conseqüência do fenômeno religioso, e como expressão da consciência, que se percebe na resposta pessoal e comunitária do ser humano ;
e) Possibilitar esclarecimentos sobre o direito de construir estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável ;
f) Discutir as questões fundamentais que se colocam ao homem no mundo contemporâneo ;
g) Compreender a construção do fenômeno humano, a partir da contribuição da Teologia e da Ciência.
O curso propõe uma prática missiológica isenta de aculturação e etnocentrismo de modo a assegurar o respeito à diversidade cultural, bem como o uso de sensibilidade, discernimento e equilíbrio nas relações com o fenômeno religioso e suas diferentes manifestações.
É ainda finalidade geral do Curso atender à demanda do componente curricular, priorizando o ensino e a pesquisa na área das ciências humanas e religiosas de cunho universal, ensejando um exercício missionário competente, qualitativo, contextualizado.
A adequação e formação do obreiro serão determinadas de forma a oferecer uma formação generalista na condução de uma prática aberta ao diálogo e compromisso ético, respeitando e acolhendo o diferente como base para atuação missiológica sem prejuízo para a compreensão da evangelização. Oferecerá aos alunos um referencial ético-religioso para que possam confrontar com suas vigências, costumes, culturas e modelos sociais, tornando-o capaz de interagir produtivamente com outros profissionais de diferentes áreas. Proverá uma leitura do conjunto das normas e informações das inúmeras religiões, para que o obreiro seja capaz de valorizar mais a liberdade, a justiça e a solidariedade, a fim de que essas qualidades possam ser refletidas na relação interpessoal e sócio-educacional com o evangelizado.
3. OBJETIVOS
a) Oferecer ao missiólogo o referencial técnico — metodológico que oportunize a leitura e a interação crítica e consciente do fenômeno religioso pluralista atual ;
b) Habilitar o para o pleno exercício da evangelização holística.
c) Qualificar para o exercício da evangelização transcultural competente no âmbito social, cultural, antropológico, ético e religioso ;
d)Desenvolver pesquisa que contribua cientificamente para o desenvolvimento dos estudos teológicos e missiologicos ;
f) Desenvolver capacidade social para interagir cooperativamente no desempenho de suas funções ;
g)Dotar de referencial ético, visão humanística, consciência de sua responsabilidade social e da necessidade de seu constante aperfeiçoamento ministerial dentro da perspectiva de uma evangelização continuada e permanente.
b) Habilitar o para o pleno exercício da evangelização holística.
c) Qualificar para o exercício da evangelização transcultural competente no âmbito social, cultural, antropológico, ético e religioso ;
d)Desenvolver pesquisa que contribua cientificamente para o desenvolvimento dos estudos teológicos e missiologicos ;
f) Desenvolver capacidade social para interagir cooperativamente no desempenho de suas funções ;
g)Dotar de referencial ético, visão humanística, consciência de sua responsabilidade social e da necessidade de seu constante aperfeiçoamento ministerial dentro da perspectiva de uma evangelização continuada e permanente.
4. PERFIL
O missiólogo deve apresentar o perfil que se segue:
a) Capacidade de refletir criticamente sobre a questão do sentido da presença do humano e do Divino;
b) Possibilidade de desenvolver a transcendência como construção humana para ir além dos limites que se experimenta na existência ;
c) Compreensão da presença do sagrado como ponto de referência da realidade e como elemento fundante da cultura ;
d) Articulação teológica e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social,
e) Percepção do fenômeno humano sob a influência da contribuição Teológica e das Ciências da Religião ;
f) Entendimento para analisar, descrever e explicar os fenômenos religiosos ;
g) Poder de investigação científica em missiologia, mediante aplicação de diferentes teorias religiosas ;
h) Exercício profissional dentro dos valores éticos e morais intrínsecos ao profissional em missiologia estabelecendo diálogo transcultural na tarefa missionária ;
i) Domínio dos conteúdos do estudo de teologia e de métodos e técnicas facilitadores da sua aprendizagem ;
j)Condições psicológicas para atuar em equipes interdisciplinares e de trabalhar cooperativamente no desempenho da evangelização.
a) Capacidade de refletir criticamente sobre a questão do sentido da presença do humano e do Divino;
b) Possibilidade de desenvolver a transcendência como construção humana para ir além dos limites que se experimenta na existência ;
c) Compreensão da presença do sagrado como ponto de referência da realidade e como elemento fundante da cultura ;
d) Articulação teológica e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social,
e) Percepção do fenômeno humano sob a influência da contribuição Teológica e das Ciências da Religião ;
f) Entendimento para analisar, descrever e explicar os fenômenos religiosos ;
g) Poder de investigação científica em missiologia, mediante aplicação de diferentes teorias religiosas ;
h) Exercício profissional dentro dos valores éticos e morais intrínsecos ao profissional em missiologia estabelecendo diálogo transcultural na tarefa missionária ;
i) Domínio dos conteúdos do estudo de teologia e de métodos e técnicas facilitadores da sua aprendizagem ;
j)Condições psicológicas para atuar em equipes interdisciplinares e de trabalhar cooperativamente no desempenho da evangelização.
5. METODOLOGIA
O curso ora apresentado tem como proposta metodológica a Pedagogia do Estudo dirigido. O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina. Ele é o agente facilitador da aprendizagem, ajuda o estudante a aprender.
EIXOS TEMÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MISSIOLOGIA
01 — TEOLÓGICO - BÍBLICO – HERMENÊUTICO (1) : Deus o Homem a Criação ,Jesus Cristo, O Espírito Santo e a Igreja.
Criação, Revelação, Iluminação, Queda e Destino do Homem, Salvação e Vida Eterna.A Bíblia como revelação de Deus ao homem, para ser compreendida, crida e vivida.Teologia Bíblica e Hermenêutica.
02 — TEOLÓGICO - BÍBLICO – HERMENÊUTICO (2) : Deus o Homem a Criação ,Jesus Cristo, O Espírito Santo e a Igreja.
Criação, Revelação, Iluminação, Queda e Destino do Homem, Salvação e Vida Eterna.A Bíblia como revelação de Deus ao homem, para ser compreendida , crida e vivida.Teologia Bíblica e Hermenêutica.
03 — COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: Comunicação social e os processos sócio-interativos.
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa origem histórica e desenvolvimento da Língua Portuguesa.Técnicas de comunicação social da mensagem cristã (homilética), os processos neurolinguísticos.
04 — DOUTRINA DA IGREJA E HISTÓRIA: A história do dogma e os processos históricos que formaram os conteúdos da fé cristã: História da Igreja e do Pensamento Cristão do I século ao século XX.Formação e reflexão dos conteúdos cristãos como se apresentam no credo da igreja.
HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE OCIDENTAL: Influencias históricas de judeus, católicos , protestantes e mulçumanos. A formação da sociedade globalizada e capitalista.
05 — FILOSÓFICO — METODOLÓGICO : A construção do pensar humano e as metodologias aplicadas ao conhecimento:
A Filosofia como um tratado do pensamento lógico ,História do Pensamento Humano; Metodologia da Pesquisa Científica; A Teologia como um saber ao modo científico e a pesquisa teológica. A Filosofia da Religião
06 — DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO: O desenvolvimento bio-psico-social do ser humano em suas faixas etárias, fundamentos teóricos da psicologia e da sociologia no estudo da sociedade e dos indivíduos, As relações humanas; A Psicologia da Religião e os métodos de Aconselhamento Pastoral.
07 — A ANTROPOLOGIA E AS INTERAÇÕES HUMANAS : Os fundamentos sociais para a comunicação social e as relações sociais e institucionais.
Estudos sobre a origem e desenvolvimento das culturas humanas; origem e desenvolvimento da antropologia. Estudo do homem enquanto ser, seus conteúdos essenciais e problemas.
Fundamentos da sociologia aplicada ás relações religiosas; o estudo das religiões e seitas. A formação do Povo Brasileiro: As importantes contribuições das etinias branca,negra e indígena na formação do homem brasileiro e sua cultura
08 — RELIGIÃO CULTURA E LITURGIA: O Fenômeno da religião e suas manifestações cúlticas.
Os ritos e os mitos das sociedades ágrafas; Reflexões sobre os símbolos e os sinais. A Religião com Substrato das culturas; O Culto Cristão: suas origens, desenvolvimento e contemporaneidade. Técnicas de elaboração litúrgicas na igreja cristã; Culto e Cultura.
09 — HISTÓRIA DAS MISSÕES E A COMUNICAÇÃO TRANSCULTURAL: O Evangelho para todas as nações:
As Missões Protestantes do século XIX como agentes colonizadores da industrialização na Ásia , na África e na América.Etnocentrismo, Relativismo e Inculturação.
A Teologia da Libertação como uma teologia de reação ao colonialismo católico do século XVI e ao neocolonialismo protestante do séc. XIX
10 — ÉTICA E TEORIA DOS VALORES: Estudo histórico, crítico social da formação dos valores, tradições, costumes e moralidade do ocidente.
Reflexão sobre as recentes mudanças éticas ocorridas nos últimos 50 anos pela influencia marcante da globalização e dos avanços da engenharia genética no mundo.
11 — GESTÃO DOS ESPAÇOS ECLESIÁSTICOS: O Templo como espaço de culto, educação e convivência.
As Relações Entre Igreja e Sociedade; O Pastor como Gestor e Guia Espiritual. Os espaços do templo: Salão de culto, secretaria, salas anexas, tesouraria e outros,; O Rol de Membros; As funções religiosas e sociais da igreja; Os recursos eclesiásticos que são geridos pela igreja.
12 — IMPLANTAÇÃO DE IGREJAS E GESTÃO DO CAMPO MISSIONÁRIO: O evangelho todo para o homem todo.
Como se apropriar de métodos para implantação de igrejas no campo missionário, método de gerenciamento do campo missionário, definição e compreensão do que é campo missionário. Técnicas para fazer mantenedores, as relações que se deve estabelecer com os mantenedores. Estudo do ciclo Paulino de implantação de igrejas :Um estudo em Atos dos Apóstolos.
Criação, Revelação, Iluminação, Queda e Destino do Homem, Salvação e Vida Eterna.A Bíblia como revelação de Deus ao homem, para ser compreendida, crida e vivida.Teologia Bíblica e Hermenêutica.
02 — TEOLÓGICO - BÍBLICO – HERMENÊUTICO (2) : Deus o Homem a Criação ,Jesus Cristo, O Espírito Santo e a Igreja.
Criação, Revelação, Iluminação, Queda e Destino do Homem, Salvação e Vida Eterna.A Bíblia como revelação de Deus ao homem, para ser compreendida , crida e vivida.Teologia Bíblica e Hermenêutica.
03 — COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: Comunicação social e os processos sócio-interativos.
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa origem histórica e desenvolvimento da Língua Portuguesa.Técnicas de comunicação social da mensagem cristã (homilética), os processos neurolinguísticos.
04 — DOUTRINA DA IGREJA E HISTÓRIA: A história do dogma e os processos históricos que formaram os conteúdos da fé cristã: História da Igreja e do Pensamento Cristão do I século ao século XX.Formação e reflexão dos conteúdos cristãos como se apresentam no credo da igreja.
HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE OCIDENTAL: Influencias históricas de judeus, católicos , protestantes e mulçumanos. A formação da sociedade globalizada e capitalista.
05 — FILOSÓFICO — METODOLÓGICO : A construção do pensar humano e as metodologias aplicadas ao conhecimento:
A Filosofia como um tratado do pensamento lógico ,História do Pensamento Humano; Metodologia da Pesquisa Científica; A Teologia como um saber ao modo científico e a pesquisa teológica. A Filosofia da Religião
06 — DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO: O desenvolvimento bio-psico-social do ser humano em suas faixas etárias, fundamentos teóricos da psicologia e da sociologia no estudo da sociedade e dos indivíduos, As relações humanas; A Psicologia da Religião e os métodos de Aconselhamento Pastoral.
07 — A ANTROPOLOGIA E AS INTERAÇÕES HUMANAS : Os fundamentos sociais para a comunicação social e as relações sociais e institucionais.
Estudos sobre a origem e desenvolvimento das culturas humanas; origem e desenvolvimento da antropologia. Estudo do homem enquanto ser, seus conteúdos essenciais e problemas.
Fundamentos da sociologia aplicada ás relações religiosas; o estudo das religiões e seitas. A formação do Povo Brasileiro: As importantes contribuições das etinias branca,negra e indígena na formação do homem brasileiro e sua cultura
08 — RELIGIÃO CULTURA E LITURGIA: O Fenômeno da religião e suas manifestações cúlticas.
Os ritos e os mitos das sociedades ágrafas; Reflexões sobre os símbolos e os sinais. A Religião com Substrato das culturas; O Culto Cristão: suas origens, desenvolvimento e contemporaneidade. Técnicas de elaboração litúrgicas na igreja cristã; Culto e Cultura.
09 — HISTÓRIA DAS MISSÕES E A COMUNICAÇÃO TRANSCULTURAL: O Evangelho para todas as nações:
As Missões Protestantes do século XIX como agentes colonizadores da industrialização na Ásia , na África e na América.Etnocentrismo, Relativismo e Inculturação.
A Teologia da Libertação como uma teologia de reação ao colonialismo católico do século XVI e ao neocolonialismo protestante do séc. XIX
10 — ÉTICA E TEORIA DOS VALORES: Estudo histórico, crítico social da formação dos valores, tradições, costumes e moralidade do ocidente.
Reflexão sobre as recentes mudanças éticas ocorridas nos últimos 50 anos pela influencia marcante da globalização e dos avanços da engenharia genética no mundo.
11 — GESTÃO DOS ESPAÇOS ECLESIÁSTICOS: O Templo como espaço de culto, educação e convivência.
As Relações Entre Igreja e Sociedade; O Pastor como Gestor e Guia Espiritual. Os espaços do templo: Salão de culto, secretaria, salas anexas, tesouraria e outros,; O Rol de Membros; As funções religiosas e sociais da igreja; Os recursos eclesiásticos que são geridos pela igreja.
12 — IMPLANTAÇÃO DE IGREJAS E GESTÃO DO CAMPO MISSIONÁRIO: O evangelho todo para o homem todo.
Como se apropriar de métodos para implantação de igrejas no campo missionário, método de gerenciamento do campo missionário, definição e compreensão do que é campo missionário. Técnicas para fazer mantenedores, as relações que se deve estabelecer com os mantenedores. Estudo do ciclo Paulino de implantação de igrejas :Um estudo em Atos dos Apóstolos.
RESUMO DO CURSO
Duração do Curso: 24 meses divididos em 04 semestres ou módulos:
Eixos Temáticos: 12
Carga Horária de Aulas a distancia por texto HTML e vídeo: 300h
Aula Atividade: 200h
Carga Horária de Pesquisa: 240h
Estágio Supervisionado: 100h
Atividades científicas-culturais: 100h
Eixos Temáticos: 12
Carga Horária de Aulas a distancia por texto HTML e vídeo: 300h
Aula Atividade: 200h
Carga Horária de Pesquisa: 240h
Estágio Supervisionado: 100h
Atividades científicas-culturais: 100h
Total Geral de Horas: 940h
Introdução:
Apresento uma experiência de educação teológica com os recursos do hipertexto na Rede Internet como instrumento educacional. O recurso aqui utilizado, foi introduzido no CENTRO VIRTUAL DE FORMAÇÃO EM MISSÕES para o curso de missiologia.
Como prática pedagógica foi desenvolvida e discutida com os professores, as metodologias de preparação e confecção do material didático no ambiente da Rede Internet. O material escrito foi preparado utilizando a linguagem HTML. Os resultados obtidos estão sendo bastante animadores, tanto para os alunos e docentes,como também pela perspectiva do potencial do recurso de pesquisa na utilização em atividades no ambiente do ensino à distância.
É indiscutível que a década de 90 foi marcada pela explosão da WWW (World Wide Web) , muitas vezes chamada simplesmente de Web, que se transformou em um grande veículo de comunicação global.
A Web foi inicialmente desenvolvida em março de 1989, por Tim Berners -Lee, para manusear a grande quantidade de informações produzidas pelo Laboratório Europeu para Física de Partículas (CERN), localizado em Genebra - Suiça, visando a disponibilização na Rede Internet.
Foi somente em março de 1992, que o primeiro browser foi disponibilizado ao acesso público. O crescimento exponencial da Web superou as expectativas de seus criadores.
A Web se baseia em documentos, e esses documentos são uma combinação de conteúdos e HTML ( HyperText Markup Language). O conteúdo corresponde a qualquer informação que se deseja apresentar e a HTML é o método mais simples que se utiliza para essa finalidade.
A HTML é uma linguagem versátil, que permite que os autores formatem texto e criem vínculos com diversas fontes; uma palavra em um documento da Web, poderá ser vinculada à sua definição de texto, a um vídeo , som ou documento à parte que abordem determinado assunto com maior profundidade. A ferramenta para esta vinculação é denominada de hipertexto.
Considerando a potencialidade da Web, sua aplicação no apoio e atividades de ensino também tem crescido a taxas significativas. Atualmente existe muitos sites na Rede Internet, que disponibilizam para o acesso público ou privados ( acesso restrito) , informações, cursos, treinamentos, etc., usado a linguagem hipertexto.
O hipertexto, facilita a navegação em documentos muito grandes, é muito mais fácil para os leitores clicar sobre o assunto e saltar para aquele tópico escolhido no documento hipertexto do que localizar o assunto em um texto normal.
Alguns especialistas em Rede Internet, consideram que uso da linguagem de hipertexto, apesar de um grande avanço no tratamento e disponibilização de informações, o uso deste instrumento para educação teológica ainda é bastante limitado. Na maioria dos documentos apresentados atualmente na Rede Internet, são simplesmente versões em HMTL de documentos que já tinham existência em papel, mantendo-se desta forma, o ambiente de pesquisa fica um tanto restrito, porém esta realidade muda cada vez mais rapidamente.
Objetivo:
O objetivo geral do modelo VIRTUAL do curso de missiologia é estabelecer uma contribuição na utilização de novas tecnologias aplicadas ao ambiente de ensino na Internet.. Com um objetivo mais específico, estaremos estabelecendo ferramentas e metodologias na utilização dos recursos na Rede Internet.
Metodologia:
O trabalho desenvolvido, envolveu 03 etapas principais a saber:
1) Análise e tratamento da informação utilizando linguagem de hipertexto;
2)Desenvolvimento do protótipo do ambiente on-line na página do CEMAC -CVFM locado no BLOG VATICINAÇÃO
3) Aplicação Experimental.
3.1- Análise da informação utilizando a linguagem hipertexto:
Esta etapa foi caracterizada pelo levantamento na Rede Internet de trabalhos, artigos e outras fontes de referência, que utilizam a linguagem de hipertexto . Com este levantamento foi definido e sistematizado um modelo de estrutura em linguagem hipertexto que será utilizada pelos alunos do curso de missiologia.
3.2 - Aplicação experimental do projeto piloto:
Após definida a metodologia da preparação do material didático, 04 professores virtuais se colocaram a disposição através da escolha de temas geradores e iniciou a preparação do material didático a serem disponibilizados na Rede Internet. As dificuldades encontradas pelos professores na preparação do material didático foram discutidas em grupo e após as conclusões foram sistematizadas e colocadas na Internet, para fonte de referências futuras.
A forma de avaliar o grau de aprendizado na utilização do material didático, bem como na utilização da ferramenta de pesquisa na Rede Internet será definido pela interação do aluno com o seu ambiente de pesquisa virtual e interação tutorial.
Os trabalhos serão avaliados dentro dos eixos temáticos que sempre trabalhará com TRES temas mais atividade de pesquisa. Para os eixos temáticos os professores podem escolher uma avaliação subjetiva envolvendo conteúdos dos TRES temas trabalhados ou uma pesquisa. A ATIVIDADE DE PESQUISA será pedido e avaliado por meio de um relatório.
Como prática pedagógica foi desenvolvida e discutida com os professores, as metodologias de preparação e confecção do material didático no ambiente da Rede Internet. O material escrito foi preparado utilizando a linguagem HTML. Os resultados obtidos estão sendo bastante animadores, tanto para os alunos e docentes,como também pela perspectiva do potencial do recurso de pesquisa na utilização em atividades no ambiente do ensino à distância.
É indiscutível que a década de 90 foi marcada pela explosão da WWW (World Wide Web) , muitas vezes chamada simplesmente de Web, que se transformou em um grande veículo de comunicação global.
A Web foi inicialmente desenvolvida em março de 1989, por Tim Berners -Lee, para manusear a grande quantidade de informações produzidas pelo Laboratório Europeu para Física de Partículas (CERN), localizado em Genebra - Suiça, visando a disponibilização na Rede Internet.
Foi somente em março de 1992, que o primeiro browser foi disponibilizado ao acesso público. O crescimento exponencial da Web superou as expectativas de seus criadores.
A Web se baseia em documentos, e esses documentos são uma combinação de conteúdos e HTML ( HyperText Markup Language). O conteúdo corresponde a qualquer informação que se deseja apresentar e a HTML é o método mais simples que se utiliza para essa finalidade.
A HTML é uma linguagem versátil, que permite que os autores formatem texto e criem vínculos com diversas fontes; uma palavra em um documento da Web, poderá ser vinculada à sua definição de texto, a um vídeo , som ou documento à parte que abordem determinado assunto com maior profundidade. A ferramenta para esta vinculação é denominada de hipertexto.
Considerando a potencialidade da Web, sua aplicação no apoio e atividades de ensino também tem crescido a taxas significativas. Atualmente existe muitos sites na Rede Internet, que disponibilizam para o acesso público ou privados ( acesso restrito) , informações, cursos, treinamentos, etc., usado a linguagem hipertexto.
O hipertexto, facilita a navegação em documentos muito grandes, é muito mais fácil para os leitores clicar sobre o assunto e saltar para aquele tópico escolhido no documento hipertexto do que localizar o assunto em um texto normal.
Alguns especialistas em Rede Internet, consideram que uso da linguagem de hipertexto, apesar de um grande avanço no tratamento e disponibilização de informações, o uso deste instrumento para educação teológica ainda é bastante limitado. Na maioria dos documentos apresentados atualmente na Rede Internet, são simplesmente versões em HMTL de documentos que já tinham existência em papel, mantendo-se desta forma, o ambiente de pesquisa fica um tanto restrito, porém esta realidade muda cada vez mais rapidamente.
Objetivo:
O objetivo geral do modelo VIRTUAL do curso de missiologia é estabelecer uma contribuição na utilização de novas tecnologias aplicadas ao ambiente de ensino na Internet.. Com um objetivo mais específico, estaremos estabelecendo ferramentas e metodologias na utilização dos recursos na Rede Internet.
Metodologia:
O trabalho desenvolvido, envolveu 03 etapas principais a saber:
1) Análise e tratamento da informação utilizando linguagem de hipertexto;
2)Desenvolvimento do protótipo do ambiente on-line na página do CEMAC -CVFM locado no BLOG VATICINAÇÃO
3) Aplicação Experimental.
3.1- Análise da informação utilizando a linguagem hipertexto:
Esta etapa foi caracterizada pelo levantamento na Rede Internet de trabalhos, artigos e outras fontes de referência, que utilizam a linguagem de hipertexto . Com este levantamento foi definido e sistematizado um modelo de estrutura em linguagem hipertexto que será utilizada pelos alunos do curso de missiologia.
3.2 - Aplicação experimental do projeto piloto:
Após definida a metodologia da preparação do material didático, 04 professores virtuais se colocaram a disposição através da escolha de temas geradores e iniciou a preparação do material didático a serem disponibilizados na Rede Internet. As dificuldades encontradas pelos professores na preparação do material didático foram discutidas em grupo e após as conclusões foram sistematizadas e colocadas na Internet, para fonte de referências futuras.
A forma de avaliar o grau de aprendizado na utilização do material didático, bem como na utilização da ferramenta de pesquisa na Rede Internet será definido pela interação do aluno com o seu ambiente de pesquisa virtual e interação tutorial.
Os trabalhos serão avaliados dentro dos eixos temáticos que sempre trabalhará com TRES temas mais atividade de pesquisa. Para os eixos temáticos os professores podem escolher uma avaliação subjetiva envolvendo conteúdos dos TRES temas trabalhados ou uma pesquisa. A ATIVIDADE DE PESQUISA será pedido e avaliado por meio de um relatório.
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